
Vivendo o melhor momento da curta carreira, o jovem Rocco Reitz (21) tem sido o principal destaque do Borussia Mönchengladbach na atual temporada, mesmo diante de uma campanha ruim dos Potros na Bundesliga.
Cria das categorias de base do clube, Reitz estreou profissionalmente em 2020, sob o comando de Marco Rose. Ele foi titular contra o Mainz 05 em triunfo dos Die Fohlen por 3 a 2 e teve boa participação. Depois disso, o meio-campista só voltou a pisar em campo por um mísero minuto na vitória por 4 a 0 contra o Frankfurt, já na 29ª rodada da Bundesliga em 2020/2021.
Já na temporada seguinte, 21/22, o jovem foi cedido por empréstimo ao St. Truiden/BEL com objetivo de jogar com mais regularidade. Apesar de não ter sido titular, Rocco realizou 23 partidas pela Jupiler Pro League, elite belga, sendo cinco na condição de titular e outras 18 participações vindo do banco – ele contribuiu com dois gols e uma assistência. De volta ao Borussia em 22/23, ele entrou em campo por apenas dois minutos sob a tutela do questionável Daniel Farke.
Um novo empréstimo ao St. Truiden foi sacramentado na metade da temporada, agora com Reitz sendo titular na maioria das aparições – em novo dos 12 jogos que disputou na nova estadia pelo clube belga. Com apenas mais um ano de contrato, Reitz retornou ao Gladbach para a atual temporada com pouca perspectiva de ser aproveitado, no entanto o jovem meio-campista se destacou na pré-temporada e começou a ter espaço com Gerardo Seoane, novo comandante dos Potros.
Rocco foi titular diante do Bayern de Munique na 3ª rodada da Bundesliga e desde então passou a ser titular inquestionável no Gladbach e peça fundamental para o espírito da equipe. Ele já contribuiu com quatro gols e duas assistências em 19 partidas na Bundesliga, porém o valor do meio-campista vai muito além de gols e assistências. As boas atuações renderam a convocação para a seleção sub-21 da Alemanha e o impacto foi imediato: dois gols em apenas 26 minutos contra a Estônia.
O bom desempenho rendeu uma extensão contratual, agora válido até junho/2028. A efeito de comparação, de acordo com o portal Transfermarkt, Reitz estava avaliado em €800 mil ao término do empréstimo junto ao St. Truiden e agora, bem valorizado, ele tem valor de mercado avaliado em €10M (10M de euros).
“Passei mais da metade da minha vida no Borussia e o clube tem sido minha segunda casa há muito tempo. Isso me deixa orgulhoso de poder viver os meus sonhos aqui”, disse Rocco na última renovação contratual. O caso de Rocco Reitz, que precisou esperar aproximadamente três anos entre a estreia e a temporada destaque, mostra que o Borussia Mönchengladbach possui jogadores de potencial, mas que precisam receber oportunidades para evoluir e se destacarem.
