Guia da temporada 24/25 – Borussia Mönchengladbach

Foto: Reprodução/Imago

INFORMAÇÕES BÁSICAS

Títulos do Campeonato Alemão: 5
Estádio: Borussia-Park (54,022)
Cidade: Mönchengladbach, Renânia do Norte-Vestfália
Apelido: Potros, A German Team, Die Fohlen, Foals
Posição na Bundesliga 23-24: 14º
Projeção: Meio de tabela

Após seguidas trocas no comando técnico da equipe, o Borussia Mönchengladbach resolveu confiar em Gerardo Seoane para gerir a reconstrução do elenco dos Foals. Apesar de uma das piores temporadas dos últimos tempos e um flerte com o rebaixamento, a direção optou por dar continuidade ao suíço no comando técnico da equipe.

QUEM CHEGOU E QUEM SAIU

Contratações: Tim Kleindienst (28 anos/Heidenheim); Philipp Sander (26 anos/Holstein Kiel); Kevin Stöger (30 anos/Bochum).

Saídas: Christoph Kramer (33 anos/sem clube); Patrick Herrmann (33 anos/aposentadoria); Tony Jantschke (34 anos/aposentadoria); Jonas Kersken (23 anos/Arminia Bielefeld).

DESTAQUE – ROCCO REITZ

Foto: Reprodução/EuroSport

Um dos únicos a se salvarem na temporada passada, o jovem Rocco Reitz ganhou protagonismo no Borussia Mönchengladbach e teve excelente desempenho, conseguindo convocações para as seleções de base de Alemanha e até mesmo um período de treino com a equipe principal antes da Eurocopa.

Foram seis gols e três assistências em 37 jogos para o meio-campista, que tomou conta da posição e tirou espaço de Florian Neuhaus, antes titular incontestável da equipe. O bom desempenho credencia Reitz a assumir um papel ainda mais importante na equipe, que visa uma campanha muito melhor do que a anterior.

FIQUE DE OLHO – KEVIN STÖGER

Foto: Reprodução/firo

Destaque nas principais ligas, o meia Kevin Stöger chegou ao Borussia M’Gladbach sem custos, contratado junto ao Bochum. Ele anotou oito gols e contribuiu com 13 assistências em 35 jogos na temporada passada, além de excelentes números em chances criadas.

Stöger chega para adicionar mais criatividade ao meio-campo dos Potros, aspecto que esteve em falta nas últimas temporadas. A adição de Stöger serve para complementar a linha de frente com Pléa e Honorat, aumentando o poderio ofensivo da equipe.

POSSÍVEL SURPRESA – FABIO CHIARODIA

Foto: Reprodução/RHR

Pela segunda temporada consecutiva, Fabio Chiarodia aparece como possível surpresa no elenco, tendo em vista as saídas de Max Wöber e Tony Jantschke, o que deve significar mais minutos para o jovem defensor italiano. Único canhoto do setor, Chiarodia deverá ter a oportunidade de amadurecer e figurar como opção importante na zaga.

A situação pode mudar caso outro zagueiro seja contratado até o fim da janela de transferências.

ESTILO DE JOGO E TIME BASE

Foto: Reprodução/Imago

Com a iminente saída de Manu Koné e uma ideia de ser mais agressivo defensivamente, o Borussia Mönchengladbach de Gerardo Seoane tem muito a provar na temporada. A equipe base tem qualidade e alguma solidez, porém o sistema defensivo tem sido caótico nas últimas campanhas. Caso permaneça, Koné deverá ter um papel importante, já que possui qualidade e características distintas em relação aos outros meio-campistas.

Após a chegada de Kevin Stöger, o técnico suíço tende a abandonar a ideia de atuar com três volantes e retornar ao 4-2-3-1. Para isso, os dois volantes precisam mostrar combatividade, além do auxilio dos jogadores de ataque na recomposição, algo que tem faltado nas últimas campanhas.

Herói improvável na temporada passada, Robin Hack é outra peça importantíssima que deverá ter um papel importante na equipe. Com a chegada de Stöger e Kleindienst, o alemão deverá brigar com Honorat e Pléa por espaço na equipe titular, isso caso não seja negociado até o fim da janela.

Time base: Omlin; Scally, Itakura, Elvedi, Netz; Weigl, Reitz, Stöger, Pléa, Honorat e Kleindienst

PALPITE

Como a campanha passada foi assustadora e de quase rebaixamento, pouco ou nada se espera do Borussia Mönchengladbach. Caberá ao técnico Gerardo Seoane e ao elenco se provarem. O objetivo claro é voltar a figurar na parte superior da tabela, ou seja, da 9ª colocação para cima. Com investimento alto por parte de outros adversários (Wolfsburg, Frankfurt, Stuttgart e Hoffenheim), a expectativa é que os Potros façam, pelo menos, uma campanha digna, longe do risco de rebaixamento.

Deixe um comentário